domingo, 23 de setembro de 2012

Locomotiva a Vapor BA 61


Pelas terras da Pampilhosa do Botão podemos encontrar os relatos da viagem de D. Carlos ao encontro da princesa Amélia de Orleães, sua noiva e futura rainha de Portugal, nestes relatos podemos descobrir que o rei partiu de Lisboa, a 18 de Maio de 1886, e pernoitou na Pampilhosa. Foi aqui que esperou o comboio de Paris. A 19 de Maio, D. Carlos e D. Amélia almoçaram na estação de comboios da Pampilhosa e logo após seguiram para Santa Apolónia, Lisboa. A Estação da Pampilhosa é onde se cruzam as linhas do Norte e da Beira Alta, chegou a ser a segunda estação mais importante do País, quando por ali parava o Sud Express e o comboio foi fixando várias indústrias na região. É neste recanto do mundo dos comboios que nos apercebemos que os honrados habitantes da Pampilhosa do Botão tenham orgulho numa relação intensa com o comboio. É aqui que descansa, ao abandono de mais de 20 anos, a famosa máquina a vapor, única no mundo, a locomotiva BA 61. Um crime à nossa história e ao nosso património ferroviário. É necessário colocar a sua magnífica forma à vista de todos num lugar digno e interactivo com a população e o turismo que tanto Portugal diz defender.

1 comentário:

  1. Não me parece exacatmente igual, mas tenho um modelo a vapor muito parecido. Consegue identificá-lo? Veja aqui sff
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4190149746636.163654.1071375299&type=1&l=1adfcd5b02
    Obrigado
    jl

    ResponderEliminar